Windows Insider Preview Build 21301

De volta as reviews sobre as novidades sobre o Windows 10 e Microsoft em geral, destaco como primeiro post neste regresso a build 21301 (RS_Prerelease), lançada no passado dia 27 de janeiro de 2021, para todos os Insiders em DEV Channel.

Além dos habituais bug fixes e novas funcionalidades, o mais importante a destacar nesta build, sendo o seu maior update, foi nas melhorias no teclado para ecrãs tácteis.

A partir deste update, vai ser possível mover o teclado para outras posições do ecrã, e sempre que for do interesse do utilizador, dividir o teclado, o software vai apresentar opção de split diretamente do menu.

Fonte da imagem: Blog Windows Insider

Foram lançadas alterações para ecrãs de 12 polegadas, em que a disposição do teclado tem um visual mais tradicional.

A par do teclado, foram feitas melhorias em outros aspetos do sistema, como no Gestor de tarefas, ao avançar para a aba “Detalhes”, por vezes bloqueava. O uso excessivo de CPU pelo Relógio e Calendário foi corrigido, será possível ver a notificação quando é necessária a palavra passe do WI-FI, erros ao fixar paginas do Microsoft Edge ultrapassados e o AERO Shake já não desativa automaticamente.

Poderão verificar toda a lista de novas funcionalidades e problemas corrigidos através do Blog Windows Insider da Microsoft.

Quanto à estabilidade do sistema, até ao momento, não encontro grandes problemas, apenas relato que ao iniciar o sistema, os programas que com ele iniciam, por vezes demoram a arrancar, causando alguma lentidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *